Ensine uma Criança

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Um roteiro pra te ajudar a guiar o aprendizado de uma criança em tecnologia, usando Scratch.

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Sons

Sons representam todo o tipo de voz, barulho, efeito ou música que um ator ou cenário podem emitir.

São gerenciados através da aba Sons, onde podem ser adicionados, removidos, editados e renomeados.

Os sons são úteis quando você quiser fazer coisas como:

  • Tocar um som de instrumento;
  • Colocar um trecho de música em repetição;
  • Adicionar um efeito sonoro ao capturar uma moeda;
  • Fazer seu personagem falar algo em voz alta.

Esses são os blocos que controlam os sons:

  • toque o som ... até o fim: Toca um som e aguarda até o fim antes de passar para o próximo bloco;
  • toque o som ...: Toca um som, mas ao invés de aguardar até o fim, passa imediatamente para o próximo bloco;
  • pare todos os sons: Para de tocar todos os sons que estão tocando imediatamente;
  • mude ... no efeito ...: Adiciona ou diminui a intensidade de um efeito no som. Efeitos de sons são controlados assim como os efeitos de fantasias;
  • mude o efeito ... para ...: Define a intensidade do efeito do som, de 0 até 200;
  • remova os efeitos sonoros: Remove todos os efeitos sonoros do som;
  • mude o volume em: Aumenta ou diminui o volume dos sons;
  • mude o volume para ...%: Ao invés de aumentar ou diminuir o volume, define para um valor de 0 até 100%.

💡 O volume individual de um som pode ser alterado na aba sons. Se achar que os sons de seu jogo estão altos de uma forma geral, utilize o bloco mude o volume para ...% no início do jogo para um valor mais agradável.

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