Posicionamento
Todos os atores no Scratch possuem uma posição. Ela diz qual lugar do palco nosso ator está.
Pra posicionar o ator horizontalmente, usamos o x
. Verticalmente, usamos o y
.
Quanto maior o x
, mais o ator fica à direita
Quanto maior o y
, mais o ator sobe
Pra facilitar o entendimento, podemos comparar esse conceito com outros jogos que usam o plano cartesiano:
- Xadrez: onde os números são o
y
e as letras são ox
; - Batalha Naval
: letras são o
y
e os números são ox
;
💡 Pensem em alguns
x
ey
e adivinhe onde eles ficariam no quadro acima
Alguns blocos de código que controlam o posicionamento:
mova ... passos
: anda passos na direção que o ator está olhandová para x: ... y: ...
: teletransporta o ator pra uma posição exatavá para ...
: teletransporta o ator pra outro ator, mouse ou aleatoriomude x/y para ...
: teletransporta o ator em apenas um eixoadicione ... a x/y
: acrescenta ou diminui a posição de apenas um eixo
Camadas
Atores podem ficar na frente ou atrás de uns aos outros, e esse comportamento pode ser controlado.
Um ator pode ser trazido pra frente (mais perto da câmera), ou enviado pra trás com os blocos do tipo Aparência:
vá para a camada ...
: coloca um ator em frente a tudová para ... ... camadas
: move camadas pra trás ou pra frente