Ensine uma Criança

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Um roteiro pra te ajudar a guiar o aprendizado de uma criança em tecnologia, usando Scratch.

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Posicionamento

Todos os atores o Scratch possuem uma posição. Ela diz qual lugar do palco nosso ator está.

Pra posicionar o ator horizontalmente, usamos o x. Verticalmente, usamos o y.

Mapa das posições X e Y do palco

Quanto maior o x, mais o ator fica à direita

Quanto maior o y, mais o ator sobe

Pra facilitar o entendimento, podemos comparar esse conceito com outros jogos que usam o plano cartesiano:

  • Xadrez: onde os números são o y e as letras são o x;
  • Batalha Naval : letras são o y e os números são o x;

💡 Pensem em alguns x e y e adivinhe onde eles ficariam no quadro acima

Alguns blocos de código que controlam o posicionamento:

  • mova ... passos: anda passos na direção que o ator está olhando
  • vá para x: ... y: ...: teletransporta o ator pra uma posição exata
  • vá para ...: teletransporta o ator pra outro ator, mouse ou aleatorio
  • mude x/y para ...: teletransporta o ator em apenas um eixo
  • adicione ... a x/y: acrescenta ou diminui a posição de apenas um eixo

Camadas

Atores podem ficar na frente ou atrás de uns aos outros, e esse comportamento pode ser controlado.

Um ator pode ser trazido pra frente (mais perto da câmera), ou enviado pra trás com os blocos do tipo Aparência:

  • vá para a camada ...: coloca um ator em frente a tudo
  • vá para ... ... camadas: move camadas pra trás ou pra frente
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