Ensine uma Criança

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Um roteiro pra te ajudar a guiar o aprendizado de uma criança em tecnologia, usando Scratch.

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Animações

Animações em jogos são feitas da mesma forma que animações eram feitas em papel:

Animação de letras em um bloco de papel com a frase 'I love you'

As linhas do desenho se mexem um pouco de cada vez, nos dando a impressão de que estão em movimento.

Pra simular esse mesmo comportamento utilizando Scratch, vamos usar blocos de repetição .

Dentro dos blocos de repetição, vamos colocar blocos que fazem nosso ator se mover, por exemplo:

  • mova ... passos
  • adicione ... a X
  • próxima fantasia

Quando estiver animando, você pode controlar os valores dos blocos de repetição e movimento pra testar diferentes velocidades e distâncias:

Blocos de [animação](/conceitos/animacoes/)com os valores a serem alterados marcados

O número no bloco mova ... passos vai dizer a velocidade da animação . Se multiplicarmos os dois números, temos a distância total que o ator vai se deslocar.

Deslizando

Em algumas situações, você pode preferir definir o destino do movimento diretamente ao invés de repetir um movimento rapidamente. Nesses casos, use os blocos deslize por ... segs. até ....

Com ele, você pode escolher um destino através de coordenadas, ou até mesmo a posição de outro ator.

Esse bloco não exige o uso de blocos de repetição .

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