0-2 Pegue o Ônibus
Módulo: 0 - Introdução
Atividade: 1 - Pegue o Ônibus
Pra começar, abra o link do material clicando no nome da atividade aqui em cima e comece pela introdução.
Siga os passos do material e acompanhe cada etapa da atividade nos tópicos abaixo que se aprofundam, contém dicas dicas ou considerações.
Veja como o projeto final pode ficar clicando na bandeira verde.
Você vai ver que sim, é possível fazer animações com código!
Você pode fazer um Remix do projeto inicial ou criar um novo.
Após adicionar o cenário e o ônibus, você vai conhecer o mais importante bloco do Scratch.
É um bloco do tipo Evento (aqueles que são o início de todos os trechos de código ).
O bloco é: quando (bandeira verde) for clicado
Esse bloco vai dizer o que acontece quando iniciarmos o jogo. A bandeira verde é como um botão de “iniciar jogo”, ou “start game”.
Todos os blocos que estiverem encaixados abaixo desse bloco serão executados de cima pra baixo assim que o jogador clicou na bandeira verde.
Posição
Depois que você posicionar o ônibus, procure no painel do ator na direita e use o X
e Y
mostrados pra adicionar o bloco Vá para x ... y ...
abaixo do nosso bloco inicial.
Esse bloco serve pra colocarmos o ator (ônibus) no seu lugar sempre que o jogo começar. Isso é a mesma coisa que colocar as peças do tabuleiro no lugar correto antes de começar uma partida.
Siga esse links pra entender mais:
Ponha o Gato Scratch em sua posição inicial
Assim como colocamos o ônibus no lugar correto quando iniciarmos o jogo, vamos colocar o Gato Scratch, nosso segundo ator, utilizando o bloco Vá para x ... y ...
. Os números de X
e Y
são informados pelo material e vão fazer com que o Gato Scratch comece no lado inferior direito do palco.
Pra melhorarmos nossa animação, vamos fazer com que o gato olhe para o lado que está andando, e pra fazermos isso, vamos usar o conceito de Direção .
Naturalmente, mudar a direção vai girar nosso ator, e não é esse comportamento que queremos. Nossa intenção é que o gato olhe pra direita ou pra esquerda, sem girar. Por causa disso, o material nos instrui a trocar o modo de direção do gato para esquerda ou direita
.
💡 Experimente mudar a direção girando o ponteiro de direção em diferentes modos de direção
Fazendo a animação
Nesse trecho do material, você vai aprender a utilizar os blocos de repetição pra criar animações . O truque vai ser mover nosso ator um pouco de cada vez, dando a ilusão de movimento.
Pra trazer mais realidade corrida do gato, o material nos instrui como usar o bloco Próxima fantasia
pra fazer o gato mexer os braços.
No final dessa seção, você vai usar os blocos mostre
e esconda
pra dizer que o gato deve estar visível no começo do jogo, e desaparecer ao terminar a animação.
Siga esse links pra entender mais:
Nessa seção da atividade, vamos adicionar um novo ator , o hipopótamo.
Os blocos referentes ao posicionamento, movimento, e troca de fantasia, serão como fizemos no ator anterior, com uma pequena diferença:
A direção do hipopótamo vai se comportar de forma diferente e vai fazer com que o ator “olhe” para algum alvo. Nesse caso, ele vai “olhar” pro ônibus usando o bloco aponte para ...
.
Aqui somos apresentados a um novo bloco de evento
: quando [cronômetro] > ...
.
Nossa intenção aqui é que algo aconteça depois de 4
segundos que o jogo começar. Nesse caso, o ônibus começar a se mover.
Essa seção também apresenta uma forma diferente de movimentarmos um ator, com o bloco deslize por ... segs. até ...
. Não esqueça de adicionar o bloco esconda
pra fazer com que o ônibus suma ao chegar em seu destino.
Assim como nossos outros atores, queremos que o ônibus esteja na posição correta e preparado pra ser animado quando o jogo começar. Por causa disso, somos instruidos a definir algumas coisas quando a bandeira verde for clicada
:
- Definir a posição inicial (
vá para ...
) - Colocar o ônibus no plano de fundo (
vá para a camada de trás
) - Definindo a cor do ônibus (
defina o efeito [cor] como ...
) - Exibindo o ônibus no palco (
mostre
)
💡 Essas definições que fizemos quando o jogo começa são como arrumar as peças de um jogo de tabuleiro antes de começar a jogar
Siga esse links pra entender mais:
Aqui, vamos simular uma situação onde o gato não consegue alcançar o ônibus.
Uma das formas de fazer isso é usarmos um bloco de controle chamado espere ... seg
.
Esse bloco faz apenas uma coisa: aguarda um período de tempo até que o próximo bloco seja executado.
Essa seção te instrui a adicionar blocos de espere ... seg
durante a animação do gato para que ele fique mais lento e não consiga alcançar o ônibus.
Agora deixe suas habilidades artisticas fluírem: desenhe na fantasia do ônibus do jeito que preferir.
💡 Esse é o seu universo, então não prenda sua imaginação na hora de mudar a fantasia