Ensine uma Criança

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Um roteiro pra te ajudar a guiar o aprendizado de uma criança em tecnologia, usando Scratch.

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1 - Conversa Espacial

Módulo: 0 - Introdução

Atividade: 1 - Conversa Espacial

Projeto pronto: contém spoilers

Pra começar, abra o link do material clicando no nome da atividade aqui em cima e comece pela introdução.

Siga os passos do material e acompanhe cada etapa da atividade nos tópicos abaixo que se aprofundam, contém dicas dicas ou considerações.

Introdução

A introdução da atividade apresenta o projeto e alguns conceitos importantes do Scratch:

  • ator: todos os personagens e objetos do jogo, como atores e atrizes em uma peça de teatro;
  • palco: o espaço virtual do jogo, onde ficam ficam atores ;

Tanto atores quanto o palco são representados visualmente na tela do jogo, por fantasias e cenários, respectivamente.

  • fantasia: é a “roupa” do ator. Um ator pode ter múltiplas fantasias, assim como personagens trocando de figurino numa peça de teatro;
  • cenário: é o visual de um palco. Assim como em uma peça de teatro, o cenário de um palco pode mudar.

💡 Clique na bandeira verde dentro do bloco “Experimente” pra ver como o jogo vai ficar ao final dessa atividade

Crie sua cena

Apesar do material oficial nos instruir a abrirmos um projeto inicial, você pode abrir um projeto novo em “Criar” no site do Scratch .

Você também tem liberdade pra escolher os cenários e fantasias que quiser.

💡 Não se preocupe em decorar todos os nomes das áreas do editor, você pode voltar aqui sempre que precisar.

Depois de seguir os passos desse capítulo, salve o projeto clicando em “Salvar agora”. Se você abriu o projeto sugerido na atividade, clique em “Remix” pra salvar uma cópia pra você.

Pico diz olá

Nessa seção, você vai ver que além de fantasias, um ator pode ter código , que vai dizer como o ator e comporta.

Pontos importantes:

  • Um código é feito através de blocos;
  • Você pode executar o comando de um bloco clicando nele;
  • Blocos são conectados com outros blocos, e são executados de cima pra baixo;
  • Existem diferentes tipos de blocos. Nessa etapa, vimos um bloco do tipo Aparência e um do tipo Evento;
  • Todos os blocos de código devem começar a partir de um bloco do tipo Evento, por exemplo Quando este ator for clicado
Pico toca um som

Além de código e fantasia, a última parte importante de um ator é o som. atores podem emitir sons, falar, ou até mesmo tocar música.

Pontos importantes:

  • Blocos de Som são parecidos com blocos de Aparência, a única diferença é que eles lidam com áudio ao invés de imagem;
  • Assim como fantasias, você pode adicionar múltiplos sons a atores .
Nano troca de fantasias

Essa seção explica como trocar a fantasia de um Ator e como alterar fantasias.

Pontos importantes:

  • Blocos de Aparência também podem servir pra trocar a fantasia de atores ;
  • Você pode usar a aba Fantasias de um ator pra editar ou criar novas fantasias;
Giga muda de cor

Existem formas de adicionar efeitos nas fantasias dos atores com alguns blocos do tipo Aparência.

💡 Experimente com diferentes efeitos e valores

Reflexão

Essa seção é um sumário de algumas coisas que foram apresentadas com três perguntas. Abaixo, algumas considerações:

  • Quando estiver com a criança, encare isso como uma pergunta pra vocês, e não apenas pra ela;
  • Se a criança apresentar dúvidas, volte na seção do material com aquele conteúdo e incentive-a a achar a resposta lá;
  • É muito importante ter paciência: esse tipo de conteúdo não é algo simples à primeira vista, você pode precisar explicar a mesma coisa mais de uma vez, de formas diferentes.
Melhore o seu projeto

Pra finalizar a atividade, essa seção propõe utilizar o aprendizado das etapas anteriores e adicionar um novo personagem que possui algum comportamento ao ser clicado.

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